Respirar e contemplar profundamente

Respirar sabendo que estamos respirando é uma prática básica. Ninguém pode realmente ter êxito na arte da meditação sem atravessar a porta da respiração. Praticar a respiração consciente é abrir-se para “parar” e “contemplar profundamente”, entrando no domínio da concentração e insight. 





O Mestre de meditação Tang Hoi, o primeiro patriarca da escola dhyana no Vietnam (terceiro século A.C.) disse que “Anapanasati (ser consciente da respiração) é o grande veículo que os Budas ofereceram aos seres vivos” (citado no prefácio do sutra Anapanasmriti). 

A respiração consciente é o caminho que leva a qualquer tipo de concentração meditativa. A respiração consciente também nos guia às realizações básicas da impermanência, vacuidade, origem interdependente, inexistência do eu autônomo e não-dualidade de tudo o que existe. É verdade que nós podemos parar e contemplar profundamente sem usar a respiração consciente, mas a respiração consciente é o caminho mais certo e seguro que podemos seguir. 

 [Extraído da Introdução do livro The Blooming of a Lótus (edition 1993), por Thich Nhat Hanh, traduzido por Tâm Van Lang]