Amar significa ouvir

Queridos amigos, amar significa ouvir. 

Ouvir é uma prática muito importante. Existe uma voz nos chamando e quer que nós a escutemos. 

Pode ser que seja o nosso corpo que esteja nos chamando querendo que nós o escutemos. 

Pode ser que sejam os nossos sentimentos que estejam nos chamando querendo que nós os escutemos. 

Pode ser que sejam nossas percepções que estejam nos chamando querendo que nós as escutemos. 

É muito importante que prestemos atenção a estas vozes, pois a capacidade de nos escutar é o alicerce de nossa capacidade de escutar os outros. A nossa capacidade de amar os outros depende da capacidade de amarmos a nós mesmos. 


Eu gostaria de convidá-los a praticar comigo o exercício de escutar o sino. 

O som do sino é um tipo de som que nos ajuda a voltar para dentro de nós e escutar profundamente nossas necessidades, nosso sofrimento, porque, somente quando somos capazes de ouvir nossas necessidades e sofrimentos, podemos começar a nos aceitar e a nos amar. E nosso amor pelos outros, por outros seres, depende desta capacidade de amarmos a nós mesmos. 

No meu templo nós sempre escutamos o sino. Toda vez que escutamos o som do sino, seguimos nossa respiração para voltarmos para dentro de nós mesmos e nos escutarmos profundamente:  


“Escute, escute, este som maravilhoso me traz de volta ao meu verdadeiro lar.” 

Voltar pra casa é algo muito agradável. Mas voltar pra casa é, às vezes, difícil. Às vezes, somos relutantes em voltar pra casa porque temos receio de que, voltando pra casa, temos que tocar a dor, a mágoa, o medo que está lá. 

Mas deve haver um jeito de voltar pra casa que não nos amedronte. Temos que encontrar uma maneira de voltar pra casa com amorosidade, com segurança; e devemos estar praticando juntos. 

Hoje à noite vamos começar com a prática de escutar o sino. Durante esta prática nós apenas prestamos atenção, apenas escutamos. Não pensamos em mais nada. Nós permitimos que o som entre profundamente dentro do nosso corpo, dos nossos sentimentos, e escutamos a nós mesmos, e simplesmente temos prazer em ouvir. 

Por favor, não elabore nenhum pensamento, apenas esteja presente e escute e escute... 


[sino, sino, sino, sino, sino, sino, sino...]

Texto extraído do CD Teachings on Love por Thich Nhat Hanh, Sounds True, tradução por Tâm Vãn Lang.