Sentar-se como Buda

Senhor Buda, eu realmente quero me sentar como tu te sentavas, com a minha postura imóvel, sólida e poderosa. Enquanto discípulo teu, eu também quero ter a tua serenidade. 

Ensinaram-me a sentar com as minhas costas eretas e relaxadas, com a minha cabeça sendo uma continuação da minha coluna, sem reclinar para frente ou para trás, meus dois ombros relaxados e uma mão colocada levemente sobre a outra. Sinto-me firme e relaxado nesta posição. 

Sei que hoje em dia a maioria das pessoas está excessivamente ocupada, e muito poucas têm a oportunidade de se sentar quieta com liberdade interior. 

Estou determinado a praticar a meditação sentada de tal modo que eu experimente felicidade e liberdade enquanto estiver sentado, esteja eu sentado na posição de lótus, ou de meio lótus, ou numa cadeira com os meus dois pés deitados no chão. 

Vou me sentar como alguém que tem liberdade. Vou me sentar de tal modo que meu corpo e a minha mente estejam calmos e pacíficos. 

Com a respiração consciente vou reconhecer e ajudar a acalmar sentimentos e emoções. 

Com a respiração consciente vou acender a consciência de que eu tenho todas as condições necessárias para unir corpo e mente e fazer surgir alegria e felicidade. 

Com a respiração consciente vou olhar profundamente para minhas percepções e outras formações mentais quando elas se manifestarem. 

Vou olhar profundamente para suas raízes para que eu possa ver de onde elas vieram. 

Senhor Buda, eu não vou olhar para a meditação sentada como  sendo um esforço que impede os movimentos do corpo e mente, ou como um meio de me forçar a ser ou fazer algo, ou como um tipo de trabalho pesado que vá trazer felicidade somente no futuro. 

Estou determinado a praticar a meditação sentada de tal modo que eu me nutra com paz e alegria enquanto estiver sentada. Muitos de meus ancestrais consangüíneos nunca puderam provar a grande felicidade de sentar-se consciente e eu vou me sentar por estes ancestrais. 

Quero sentar pelo meu pai, mãe, irmãos e irmãs que não têm a ventura de poder praticar meditação sentada. Quando estou nutrido pela minha prática da meditação sentada, todos os meus ancestrais e parentes também estão nutridos. Cada respiração, cada momento de consciência profunda, cada sorriso durante a sessão de meditação sentada pode se tornar um presente para os meus ancestrais, meus descendentes e para mim mesmo. 

Quero me lembrar de ir dormir cedo para poder me acordar quando ainda estiver escuro para praticar a meditação sentada sem me sentir sonolento. 

Quando eu estiver comendo, bebendo chá, ouvindo uma palestra de Darma, ou participando numa discussão de Darma, vou também praticar sentando-me com solidez e em paz. 

Seja no morro, na praia, ao pé de uma árvore, sobre uma rocha, na sala de visitas, no ônibus, numa passeata contra a guerra, ou em uma greve de fome pelos direitos humanos, eu também vou me sentar deste modo. 

Estou determinado a não me sentar em locais de atividades prejudiciais, em locais onde existem jogos de azar e se aposta dinheiro, e há bebida, em locais onde as pessoas estão guerreando, brigando, acusando e julgando os outros, exceto quando eu tiver me comprometido profundamente a ir a estes lugares para resgatar as pessoas. 

Senhor Buda, eu vou me sentar por ti. Sentar-me-ei com uma profunda serenidade e solidez, para representar o meu professor espiritual, que me deu luz na vida espiritual. Estou ciente de que se alguém no mundo tiver a capacidade de se sentar quieto, paz e felicidade certamente chegarão nesta Terra.  

Tocando a Terra 

Buda Shakyamuni, eu toco a Terra diante de ti e diante dos dois irmãos mais velhos de tua sanga, o Venerável Shariputra e o Venrável Mahamaudgalyayana. 

[Sino]

[Extraído do livro Touching the Earth - Intimate conversations with the Buddha por Thich Nhat Hanh, tradução por Tâm Van Lang]