Nutrindo a felicidade

Sentado aqui, neste momento, protegido pela Sanga, minha felicidade está clara e viva. Que grande fortuna é de ter nascido humano, encontrado o Darma, estar em harmonia com os outros, aguando a Mente de Amor neste lindo jardim da prática. [sino] 

As energias da Sanga e dos treinamentos da consciência plena estão me protegendo e ajudando a não cometer erros, ou ser varrido pelas sementes prejudiciais para dentro da escuridão. Junto aos amáveis amigos espirituais, estou no caminho da bondade, iluminado pela luz dos Budas e Bodisatvas. 

Embora as sementes de sofrimento ainda estejam dentro de mim em forma de aflições e energias habituais, a consciência plena também está presente, ajudando-me a tocar o que existe de mais maravilhoso dentro de mim e à minha volta. 

Eu ainda posso desfrutar a consciência plena dos cinco sentidos: meus olhos contemplam serenamente o vasto céu azull; meus ouvidos ouvem maravilhados os cânticos dos passarinhos; meu nariz sente o rico aroma de sândalo; minha língua saboreia o néctar do Darma; minha postura está ereta, estável e relaxada; e minha mente está una com o meu corpo. 

Se não existisse O Mundialmente-Honrado, se não existisse o maravilhoso Darma, se não existisse uma Sanga harmoniosa, eu não seria tão afortunado de estar desfrutando hoje desta felicidade dármica. 

Meus recursos de prática são a minha própria paz e alegria. Estou determinado a nutri-las diariamente com consciência plena. Comprometo-me a praticar bem por meus ancestrais, família, gerações futuras, e por toda a humanidade. 

Sei que existem em minha sociedade incontáveis pessoas sofrendo, afogadas em prazeres sensuais, ciúme e ódio. Estou determinado a cuidar das minhas próprias formações mentais, aprender a arte de escutar profundamente e usar a fala amorosa para encorajar comunicação e compreensão e ser capaz de aceitar e amar. 

Praticando as ações de um bodisatva, eu me comprometo a enxergar com olhos de amor e coração compreensivo. Eu me comprometo a ouvir com mente clara e com ouvidos compassivos, levando paz e alegria às vidas dos outros, tornando mais leve e aliviando o sofrimento dos seres vivos. 

Estou ciente de que a ignorância e percepções errôneas podem tornar este mundo num inferno flamejante. Comprometo-me a andar sempre no caminho da transformação, Produzindo compreensão e bondade amorosa, serei capaz de cultivar um jardim do despertar. 

Embora exista nascimento, doença, velhice e morte, agora que eu tenho o caminho da prática, não tenho mais o que temer. 

É uma grande felicidade estar vivo e participar de uma Sanga, praticar os treinamentos da consciência plena e concentração, viver cada momento com estabilidade e liberdade, participar do trabalho de aliviar o sofrimento dos outros: a carreira dos Budas e Bodisatvas. 

A cada momento precioso, estou repleta de profunda gratidão. Curvo-me diante do Mundialmente-Honrado. Por favor, testemunhe a minha sincera gratidão, abraçando todos os seres com os braços da grande compaixão. 

[sino,sino

[Fonte: Chanting from the heart – Buddhist Ceremonies and Daily Practices, por Thich Nhat Hanh e os monges e monjas de Plum Village, Parallax Press. Tradução: Tâm Vãn Lang]