O amor de Plum Village chega ao Brasil em forma de CD





Caros leitores,

É com imensa alegria que informamos a todos que o CD: “Ameixas de Plum Village – grown in Brazil” já está à venda, e pode ser entregue em qualquer endereço no Brasil por apenas R$27,00 a unidade (já incluso o frete). 
As pessoas interessadas devem enviar um email para sangarecife@gmail.com informando o seu nome, endereço completo incluindo CEP, e telefone, e anexar o comprovante de depósito ou transferência para Agência 3237-9 Banco do Brasil, Conta corrente 777.777-9, Titular: Maria Goretti Rocha de Oliveira. Ou alternativamente, nos forneça os detalhes da transferência bancária, número da agênica, data, hora, para que possamos localizar o seu depósito.
Este Cd reúne 15 versões bilíngües (português/inglês) de canções e gathas de Plum Village. São elas:

1.Convidando o sino a soar/Listening to the Bell
2.Maravilhoso presente/In, out, deep, slow
3.Se você quer paz/If you want peace
4.Uma ilha dentro de mim/Island of the self
5.Inspirando, expirando/Breathing in, breathing out
6.Respire, você está vivo!/Breathe, you are alive!
7.Não há partida, nem chegada/No coming, no going
8.Chame meus verdadeiros nomes/Please call me by my true names
9.Olhando-se no espelho/Awareness is a mirror
10.O reino da mente/The realm of the mind
11.Caminhada meditative/The mind can go in a thousand directions
12.Aqui é a Terra Pura e o Reino de Deus/Here is the Pure Land
13.Nossa verdadeira herança/Our true heritage
14.Sou feliz aqui e agora/Happiness is here and now
15.Cheguei/I have arrived

Joseph Emet que musicou vários poemas de Thich Nhat Hanh e compôs algumas das mais populares canções de Plum Village, explica que canções de Darma são palestras de Darma em miniatura e ressalta que, para Thich Nhat Hanh, uma palestra de Darma não é uma aula expositiva, mas um tipo de chuva; e nossa consciência é como o solo, a terra.  O que temos que fazer é apenas permitir que a chuva do Darma penetre no solo da nossa consciência e regue as sementes positivas que trazem felicidade tanto para nós como para os outros.

O Mestre Nhat Hanh revela o espírito e propósito das canções de Plum Village dizendo que:

Falar amorosamente e ouvir profundamente, com compaixão é uma arte. Quando você canta uma canção, o efeito desta canção deve ser o de criar beleza, construir compreensão mútua e compaixão. É isto que tentamos fazer em nossa comunidade. Escrevemos poesia, escrevemos canções, dançamos, e cantamos. Tudo o que fazemos é para ajudar a introduzir mais harmonia em nossa comunidade. Lentamente, nós nos tornamos irmãos e irmãs uns dos outros. Sem comunidade, não conseguimos ir longe.

Quando convido o sino a soar, eu estou tocando uma música. Esta música é maravilhosa, porque ela leva calma e paz para você e para toda a comunidade. Durante toda minha vida eu estive praticando escutando o sino e convidando o sino a soar e, até uma noite quando sonhei sobre isso, eu não tinha percebido que estava praticando música. O sino, como estas canções, é um tipo de música espiritual que facilita a compreensão mútua e a felicidade nas pessoas.

Eu estou convencido de que cada um de nós tem um sino em nossos bolsos. Nós todos podemos ser estudantes de música. Nossos corpos e mentes cantarão com alegria. Nós não temos somente um, mas muitos instrumentos musicais. Nossa inspiração e expiração são um tipo de violino que podemos tocar o dia inteiro. Podemos tocar música enquanto sentamos, andamos, ou comemos. E já que sou um aluno de música, eu convido todos vocês para serem meus colegas e aprenderem a tocar música de um modo que leve paz à nossa sociedade, à nossa comunidade e a nós mesmos.

[Prefácio de “A Basket of Plums”, Parallax Press. Tradução por Tâm Vãn Lang]