Na estrada com Thich Nhat Hanh


Um documentário de longa metragem sobre monges e monjas 
numa turnê com o Mestre Zen Thich Nhat Hanh

 
Há 2.500 anos, Buda caminhou pela Índia de canto a canto partilhando o Darma e o caminho da compaixão e da liberdade.
Em 2011 os monges e monjas de Plum Village pegam a estrada com o mesmo objetivo  em mente, mas desta vez usando aviões, trens e automóveis, redes sociais e telefones celulares.
Da beleza natural da ensolarada Califórnia do Sul aos pântanos do Mississipi, do centro oeste e atravessando as Montanhas Rochosas até a 5ª Avenida em Manhattan, este será um filme na estrada como nenhum outro!


Um filme para o 30° aniversário de Plum Village em 2012




Este raro documentário de longa-metragem partilhará a vida real dos monásticos da Tradição de Plum Village: a vida desses jovens com aspirações, esperanças e sonhos, suas provações e desafios juntamente com suas alegrias e felicidades advindas da prática, e suas chegadas e partidas diárias enquanto fazem turnê com seu professor. O filme ilustrará a vida real de um monge ou monja, partilhando seus momentos de paz e calma assim como suas decepções e tensões enquanto viajam em comunidade, com cerca de 50-60 irmãs e irmãos monásticos. Ao fazer isso, usando muitos meios modernos, revelará uma forma singular de treinamento monástico que se desenvolveu e evoluiu a partir de uma tradição antiga de partilhar o Darma. O filme também revelará o lado humano desses monges e monjas – pessoas reais, que podem e praticam com todo aspecto de sua existência humana e não apenas como solenes eremitas.

Através do retrato de uma comunidade que é engraçada, calorosa e íntima, o filme inspirará os jovens e o público em geral a viver verdadeiramente consigo mesmos, levando significado e felicidade às suas vidas cotidianas, mesmo que ainda exista resto de sofrimento em seus corações. Nós veremos que é possível ajudar e servir nossa sociedade a se tornar mais compassiva e feliz mesmo quando ainda somos jovens em idade e jovens na prática. O filme focará em diversos personagens chave: jovens monásticos que escolheram outra forma de viver e servir neste mundo que é mais profunda e significativa. Com acesso privilegiado aos bastidores das cenas, nós veremos como a estória pessoal deles, a transformação e reconciliação deles, seus sorrisos gentis e pegadas trouxeram paz e felicidade para eles e para os outros.

O Filme

Começaremos a jornada em Plum Village no Sudoeste da França. Um grupo jovem de monges e monjas está no escritório dando telefonemas, discutindo contratos e horários, finalizando o planejamento da Turnê de três meses aos EEUU. Nós encontramos Thay, ou Thich Nhat Hanh, o vietnamita de oitenta e quatro anos, agora Mestre Zen “trans-nacional”, líder da comunidade internacional de Plum Village. Através de uma entrevista e fotografias de arquivo, nós aprenderemos sobre seu início vietnamita, sua inspiração e desafios enquanto um jovem monge durante os tempos de guerra, seu compromisso com os esforços de levar paz à sua terra natal e de renovar o Budismo, e descobriremos suas práticas e pensamentos sobre o Budismo “engajado” e “aplicado”.
 
Viajando aos Estados Unidos com Thay e a comitiva monástica, nós experimentaremos a turnê lado a lado com esses monges e monjas e testemunharemos as reações das pessoas comuns à presença extraordinária desses jovens monásticos e de Thay no aeroporto, posto de gasolina e centros de retiro. Acompanharemos como eles treinam, servem e partilham Darma durante retiros, eventos públicos, assim como fora desses locais planejados; e durante pausas e períodos de repouso “preguiçoso”, como eles relaxam e brincam entre eles, e na natureza. No Colorado e Califórnia, nós iremos fazer uma longa caminhada com eles até as montanhas para saborear chá à luz do sol cedinho de manhã. Em Washington, nós assistiremos a uma palestra pública e a uma série de eventos especiais para os políticos.

Ao longo da estrada nós também aprenderemos sobre as experiências passadas de nossos personagens e origem das motivações deles se tornarem monásticos e como eles praticam vivendo e viajando com um grupo de pessoas tão diversificado.


E é claro que, seguindo Thay e os monásticos de Plum Village desde retiros e palestras públicas de grande escala até encontros pessoais, nós adquiriremos um raro insight dos ensinamentos profundos de um verdadeiro Mestre Zen moderno.

O filme será gravado usando as mais novas câmaras HD para lançamento em cinema e festival, e será dirigido por Max Pugh, um jovem cineasta com um histórico imenso de filmes premiados exibidos em festivais internacionais e TV ao redor do mundo incluindo a BBC, Canal 4 e PBS. A realização deste filme, e do seu conteúdo, será dirigida por um grupo de monásticos de Plum Village.

Envolva-se.

Nós queremos que VOCÊ se envolva!

Nós estamos oferecendo uma oportunidade única de você se tornar parte deste filme extraordinário.

Clique aqui e veja na barra lateral direita as opções maravilhosas que estamos oferecendo em troca do seu apoio.

Espalhe esta notícia!

Compartilhe com seus amigos e redes sociais para nos ajudar a alcançar o maior número de pessoas possível!

A Equipe:
 

 
Phap Linh (Assitente Mestre do Chá)


 


Phap Dung (Mestre do Chá e criador de idéias malucas)







                  Marc Francis (Produtor Executivo)


 
 
Kenley Neufeld (Apoio do Chá e logística)