Ameixas de Plum Village grown in Brazil: um CD contemplativo

 
O CD Ameixas de Plum Village – grown in Brazil reúne 15 versões bilíngües, português-inglês, de canções que há quase três décadas vem sendo cantadas cotidianamente pela comunidade internacional, monástica e laica, de Plum Village – local onde mora o renomado Mestre Zen Thich Nhat Hanh (Thây). Thây também é poeta e militante da paz; tendo sido indicado por Martin Luther King Jr ao Prêmio Nobel da Paz, em 1967. Atualmente  27, dos seus mais de 100, livros já foram traduzidos para o português e estão à venda nas principais livrarias nacionais.

Os poemas (gathas) da maioria das canções do CD Ameixas de Plum Village foram criados por Thây, e são sínteses de ensinamentos que podem ser rastreados até o histórico Buda Sidarta Gautama. 

Em Plum Village, cantar ou recitar gathas é um meio hábil e lúdico de praticar a consciência plena, que rega as sementes positivas de paz, amor, alegria e sabedoria na consciência dos praticantes. Agora, os brasileiros poderão praticar, cantando e ouvindo essas lindas mensagens poéticas em sua própria língua materna.

Ameixas de Plum Village  é uma viagem espiritual convidando o ouvinte à reflexão, à introspecção, ao relaxamento, e principalmente à consciência plena, através da respiração consciente. O CD tem uma dinâmica  crescente que vai passeando com fluência em vários estilos e aportando no mais pernambucano de todos os ritmos: o frevo.

A elaboração dos novos  arranjos,  seguindo as  linhas melódicas já existentes,  foram entregues aos cuidados do  multi-instrumentlista Sandi Maia.  Participaram deste trabalho também o Celista Fabiano MenezesJeovah da Gaia,  o flautista Mozart Ramos e o percussionista Preto Fonseca. As traduções do inglês para o português, as vozes, sinos, e a produção executiva do CD foram realizados por Tâm Vãn Lang (o nome de linhagem que a pernambucana Maria Goretti Rocha de Oliveira recebeu em 2006 do próprio Thich Nhat Hanh ao se tornar sua discípula coração). Os trabalhos de gravação, mixagem e masterização foram feitos por Stephan Hitzelberger, e realizados no Estúdio Via Brasil. A concepção gráfica e art design ficou sob o encargo de Salim Alves, que usou na capa a caligrafia que o Mestre Thich Nhat Hanh enviou de presente ao grupo, e, no encarte, muitas fotos inspiradoras das mensagens espirituais e poéticas das canções, além da amorosa mensagem da Irmã Chãn Khong.

 Por isso, podemos dizer que o amor de Plum Village chegou ao Brasil em forma de CD.


Onde o CD pode ser adquirido:

Você pode comprá-lo on-line no site da Livraria Cultura ou fazer o seu pedido através do email: sangarecife@gmail.com Estamos entregando para qualquer endereço no Brasil por apenas R$27,00 (já incluso o frete e embalagem). Dois CDs para um mesmo endereço sai por R$50,00. Para fazer seu pedido envie um email para sangarecife@gmail.com juntamente com o comprovante de depósito feito no Banco do Brasil, agência 3237-9; CC 777.777-9, titular: Mª Goretti R Oliveira, e nos forneça o seu endereço completo, incluindo CEP e telefone para contato.


Para os que moram em Recife:

Quintessência (Rua das Creoulas, 294, Graças, tel 34235653);
Passa Disco (Shopping Sítio da Trindade, Estrada do Encanamento, 480, loja 7, tel: 32680888),


Alguns comentários sobre o CD:

Hello Maria,
What a lovely CD! My favourite? Nossa Verdadeira Herança. We heard it at Sangha meeting last night, one person commented that it has lots of Joie de Vivre. Actually, Sr. Chan Khong sings a little bit like that, with a similar spirit. 
I think I will move to Brazil! 
Thank you, and smiles, 
Joseph Emet 
[Olá Maria, que amável CD! A minha favorita? Nossa Verdadeira Herança. Nós a ouvimos na reunião da sanga ontem à noite, e uma pessoa comentou que ela tem muita alegria de viver. Na realidade, a Irmã Chan Khong canta um pouco assim, com um espírito semelhante. Acho que vou me mudar para o Brasil! Obrigado e sorrisos, Joseph Emet]

Maria, Thank you so much for your gorgeous CD. Four out of the five I received sold immediately. Send me more! Everyone who hears it loves it. Hope you are well. 
Brother Phap Kinh 
Upper Hamlet Bookshop 

[Maria, muitíssimo obrigado pelo seu lindo CD. 4 dos 5 que recebi venderam imediatamente. Envie-me mais. Todo mundo que ouve adora. Espero que você esteja bem. 
Irmão Phap Kinh]

Dear Maria,
Your CD is a hit! I have only one left and wish I had many more!... We are all utterly amazed at your beautiful professional singing... I really wish we had had an opportunity to hear you sing more. So be ready when you return to do just that! Hope all is well with you and to hear from you soon. 
Sr. An Nghiem
New Hamlet 
[Querida Maria, o seu CD é um sucesso. Eu só tenho um de sobra e desejaria ter muitos mais!... Nós todos estamos totalmnte impressionados com o seu canto profissional... Eu realmente queria ter tido a oportunidade de ouvi-la cantar mais. Então se prepare para quando voltar só fazer isso! Espero que tudo esteja bem com você, e ouvi-la em breve.
Irma An Nghiem]

Oi! Recebi agora o cd... Estou ouvindo e não consegui não escrever mesmo sem ter acabado de ouvi-lo. Estou ouvindo... Estou emocionada com tamanha beleza e perfeição e quando vi a foto de Thay e confirmei que você é quem canta... a emoção toma conta de mim... grata por tanta beleza! Tudo isso é muito especial. Dá pra sentir o carinho com que foi feito esse cd... a flauta... o violão... seu cantar... tudo... a capa... as fotos... Pessoas especiais, inspiradas por algo muito grande!
Muito grata,
Valquíria

Olá,
Esse CD é realmente um presente, cada música uma pérola. REcebi o CD pelo correio e fiquei surpresa com a agilidade da entrega. Obrigada pela oportunidade de conhecer esse lindo trabalho. 
Um grande abraço,
Juliana 

Honramos a iniciativa da gravação em CD das preciosas músicas de Plum Village. Ouvi-las sempre me traz muita paz. 
Clara Chaves, 
Xammaiar, Chã Grande, PE 

Esse CD é lindo! As versões estão excelentes, coerentes, os arranjos são belíssimos e estão em perfeita harmonia com a mensagem de cada canção. A idéia de cantar nos dois idiomas valorizou ainda mais o trabalho. Parabéns!
Ana Oliveira
Centro Verde Vida, Catimbau - PE 

Maria querida,
Realmente é um bálsamo, tenho escutado o CD ao voltar do trabalho and it does bring me back to my true home. [E ele realmente me traz de volta ao meu verdadeiro lar].
Beijo, paz e gratidão,
D 

Ganhei o CD e gostei muito. Achei a voz linda.
Ouvi e senti uma paz muito grande. 
Com certeza vou ouvir muitas e muitas vezes mais.
Socorro Raposo. 

A música entoada na doce voz de Tâm Vãn Lang nos convida ao enternecimento e à leveza dos sentimentos, despertando e renovando a BONDADE contida na alma de cada um de nós. Obrigada!
Rosinha

Goguinha, eu adorei o cd, já ouvi várias vezes quando vou me deitar pra relaxar. Achei o máximo vc cantando em inglês, voz linda!!! Bjão e parabéns por este trabalho maravilhoso. Kika
  
Obrigado, amiga:
Recebi o seu belo e inspirado CD, parabéns!
As músicas são suaves e com uma linda mensagem de Paz.
Que continues na senda.
Um Abraço fraterno;
Om Shanti
Gopala