A ciência de Buda

Retiro de 21 dias para budistas e cientistas
De 1 a 21 de junho de 2012
Plum Village, França.



No Budismo existem dois tipos de verdade: a verdade convencional (S: samvṛti-satya C: 俗諦) e a verdade última (S: paramārtha-satya, C: 真諦). No arcabouço da verdade convencional, os budistas falam de ser e não-ser, nascimento e morte, chegar e partir, dentro e fora, um e muitos, etc.; e o ensinamento budista e a prática baseada neste arcabouço nos ajudam a reduzir o sofrimento, e a trazer mais harmonia e felicidade. No arcabouço da verdade última, o ensinamento transcende noções de ser e não ser, nascimento e morte, chegar e partir, dentro e fora, um e muitos, etc.; e o ensinamento e a prática baseados neste insight ajudam os praticantes a se libertarem da discriminação, do medo, e a tocar nirvana, a realidade última. Os budistas não vêem conflito entre estes dois tipos de verdades e estão livres para fazerem bom uso de ambos os arcabouços teóricos.

A física clássica, como vista nas teorias de Newton, está construída a partir de um arcabouço que reflete a experiência cotidiana, na qual os objetos materiais possuem uma existência individual, e podem ser localizados no tempo e no espaço. A física quântica fornece um arcabouço para se compreender como a natureza opera em escalas subatômicas, mas difere completamente da física clássica porque neste arcabouço, não existe algo como o espaço vazio, e a posição de um objeto e seu momentum não podem ser simultaneamente determinadas com precisão. Partículas elementares flutuam dentro e fora da existência – elas não existem no sentido normal – elas têm apenas uma “inclinação para existir”. 

 A física clássica parece refletir a verdade convencional e a física quântica parece estar a caminho de descobrir a verdade absoluta, tentando com muito empenho descartar noções como: ser e não-ser, dentro e fora, similaridade e diversidade, etc. Ao mesmo tempo, os cientistas estão tentando descobrir o relacionamento entre os dois tipos de verdades representadas pelos dois tipos de ciência, porque ambas podem ser testadas e aplicadas na vida.

Na ciência, a teoria deve ser testada de diversas formas antes de poder ser aceita pela comunidade científica. Buda também recomendou, no Kālāma Sūtra1 que qualquer ensinamento e insight transmitidos por qualquer professor devem ser testados por nossa própria experiência antes de poderem ser aceitos como verdadeiros. O verdadeiro insight, ou visão correta (S: samyag-dṛṣṭi, C: 正見), tem a capacidade de libertar, e trazer paz e felicidade. As descobertas da ciência também são insight, elas podem ser aplicadas em tecnologia, mas podem ser aplicadas também em nosso comportamento cotidiano para melhorar a qualidade de nossa vida e felicidade. Os budistas e cientistas podem partilhar uns com os outros suas formas de estudar e praticar e podem se beneficiar dos insights e experiências uns dos outros.

As práticas da consciência plena e da concentração sempre trazem insight. Elas podem ajudar tanto budistas quanto cientistas. Os insights transmitidos por praticantes realizados como Budas e bodisatvas podem ser uma fonte de inspiração e apoio tanto para os praticantes budistas quanto para os cientistas, e testes científicos podem ajudar praticantes budistas a compreenderem melhor, e terem mais confiança no insight que eles receberam de seus professores ancestrais. É nossa crença que neste século 21 o budismo e a ciência possam caminhar de mãos dadas para promover mais insight para todos nós e proporcionar mais libertação, reduzir a descriminação, separação, medo, raiva e desespero no mundo.

No belo cenário de Plum Village, do primeiro ao vigésimo primeiro dias de junho de 2012, com Thich Nhat Hanh e a Sanga de Plum Village, cientistas e budistas praticarão juntos sentados, andando, e partilhando suas experiências e insights uns com os outros. As práticas da consciência plena e da concentração podem ajudar cientistas a serem melhores cientistas e, desta forma, o budismo poderá atuar como uma fonte de inspiração, sugerindo direções para investigações e descobertas futuras. Por outro lado, nós exploraremos como as descobertas científicas podem ser úteis, não somente para desenvolver tecnologia e melhorar nosso conforto material, como também para reduzir o sofrimento de indivíduos, famílias e sociedade. Este retiro trará muita alegria e confiança a ambas as tradições, enquanto descobrimos que a boa ciência e o bom budismo podem ser e fazer muito para o bem estar do mundo.
  
1 Aṅguttara Nikaya 3.65

*Inscrições e mais informações estão disponíveis  no link: