Desativem-me

Thich Nhat Hanh


Se estou como uma bomba
prestes a explodir,
Se me tornei perigoso às suas vidas,
cuidem de mim.
Vocês acham que podem fugir de mim,
mas como?
Estou aqui, bem no meio de vocês.
(Vocês não conseguem me remover de suas vidas.)
E eu posso explodir
a qualquer momento.
Preciso da sua atenção.
Preciso do seu tempo.
Preciso que vocês me desativem.
Vocês são os meus responsáveis,
pois fizeram o juramento (e eu o escutei) de cuidar e amar.




Eu sei que para cuidar de mim
é necessário muita paciência, muita calma.
E percebo que dentro de vocês
também existe uma bomba a ser desativada.
Então porque não ajudamos uns aos outros?

Preciso que vocês me escutem.
Ninguém tem me escutado.
Ninguém compreende o meu sofrimento,
Inclusive aqueles que dizem me amar.

A dor dentro de mim
está me sufocando.
É a pólvora que compõe a bomba.
Não há mais ninguém que me escute.
Por isso preciso de vocês.


Mas parece que vocês estão fugindo de mim.
Vocês querem correr atrás de segurança,
um tipo de segurança que inexiste.


Não fui eu quem criou minha própria bomba.
Foram vocês:
a sociedade,
a família,
a escola,
a tradição.

Então não me acusem por isso.
Venham e ajudem;
Senão explodirei.
Isto não é uma ameaça.
É apenas um apelo para que me ajudem.
Eu também lhes ajudarei
quando for a vez de vocês.

[Tradução: Tâm Vãn Lang]